quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mensagem aos associados: Eleições no CODIG

Eleições no CODIG: mensagem aos associados

Ao atingir dez anos de intensa atuação na área socioambiental da Ilha Grande, o CODIG tem enfrentado inúmeros problemas, muitos deles de ordem estrutural. Desafiante tem sido trabalhar em um ambiente caracterizado pela brutal desigualdade das forças que atuam na região, turbinado por um modelo político que não privilegia a participação social no processo decisório, modestamente esboçado pela recente criação de fóruns e conselhos locais. Radicalizar a democracia tem sido o objeto de nosso trabalho voluntário, que se traduz na nossa missão estatutária:
“....
a) defender os direitos a toda forma de vida, à liberdade, à cidadania sob todos os aspectos, à inclusão e à justiça, social e ambiental e aos princípios da solidariedade;
b) defender o aperfeiçoamento democrático do país;
c) pugnar pelo planejamento institucional e estratégico da Ilha Grande visando assegurar a preservação e a conservação do seu meio ambiente, do seu patrimônio humano e social, artístico, histórico, cultural, paisagístico, arqueológico, paleontológico e ecoturístico, aí incluidos os recursos naturais, renováveis ou não, em especial a vegetação, a flora e a fauna, as águas, o ar e o solo, os monumentos naturais e patrimoniais;
.....”
Desde antes da desativação de seu complexo carcerário a Ilha Grande vem sendo ameaçada pela incúria de setores distanciados da realidade socioambiental local. Fundado nessa época, o CODIG tem atuado na preservação de alguns dos raros e importantes atributos da Ilha Grande e, assim, busca atender aos interesses de seus associados, em consonância com os objetivos estatutários.
E é assim que o CODIG vem se aplicando, na constante luta para dotar a Ilha Grande de dispositivos que dêem a seus espaços naturais o melhor uso público, com obediência aos direitos coletivos e à legislação aplicável e que a eternize como uma referência de respeito às suas populações, com equidade, justiça social e preservação ambiental.
A atuação do CODIG decorre da participação e do apoio de seus associados. Os resultados e avanços desejados serão cada vez maiores quanto maiores forem os esforços despendidos, fruto de uma cada vez maior conscientização de cada associado ao reconhecer o seu papel como ser social responsável pelos destinos da Ilha Grande.
Este ano teremos eleições para a nossa diretoria. Para tanto agendamos uma Assembléia Geral para deliberamos sobre os seguintes pontos: prestação de contas e calendário eleitoral. A presença dos associados é muito mandatória para que o CODIG possa continuar na luta.
Associado, compareça no dia 10 de outubro de 2010, às onze da manhã à Assembléia Geral a se realizar no auditório do Parque Estadual da Ilha Grande, na Vila do Abraão.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ilha Grande terá RDS do Aventureiro.

Uma grande conquista do movimento ambiental do Estado do Rio de Janeiro está para acontecer na Ilha Grande. Trata-se da solução de um conflito de 30 anos, iniciado em 1981, entre a Comunidade do Aventureiro e o Governo do Estado, tendo como palco a Reserva Biológica da Praia do Sul.

O caminho, sugerido no manifesto “Argumento do Aventureiro” de 2006, assinado por pesquisadores e cientistas sociais e por ONGs como o CODIG, será através da criação de um Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) pelo INEA. As negociações com a Associação de Moradores do Aventureiro (AMAV) vem sendo conduzidas desde março de 2008 pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), através do Grupo de Trabalho do Aventureiro, contando com a participação da Procuradoria do Estado e, mais recentemente, com a Secretaria do Patrimônio da União. O Projeto-de-Lei nº 3250 criando a RDS, elaborado pelo GT e apresentado pelo Deputado Carlos Minc, já esta tramitando na ALERJ.

O CODIG considera que a RDS é fundamental tanto para a melhoria da qualidade de vida da comunidade quanto para a consolidação da Reserva Biológica da Praia do Sul e do Parque Estadual da Ilha Grande. A comunidade será favorecida pela cessão de uso da terra pela União, dando-lhe tranqüilidade, e pelas condições propícias para o turismo de baixo impacto, aumentando a renda local. A RDS institucionalizará e organizará o destino turístico “Aventureiro”. Com a RDS, Estado e Prefeitura poderão prover melhores serviços de educação, saúde, comunicação e saneamento. Um grande ganho colateral é a regularização fundiária da Reserva Biológica da Praia do Sul concomitante com a RDS. Governos Federal e Estadual estão trabalhando juntos.

O CODIG gostaria de publicamente elogiar o trabalho daqueles que agiram longe dos holofotes, destacando primeiro a bióloga Julieta Mattos Freschi, Secretária-Executiva do Grupo de Trabalho do Aventureiro, da Secretaria de Estado do Ambiente, os biólogos Alba Simon e Paulo Bidegain, ex-coordenadores do GT, o advogado Rodrigo Mascarenhas, Procurador do Estado e ainda o geógrafo Daniel Toffoli, analista ambiental do ICMBio cedido ao INEA e muitos outros que tem ajudado. Destacamos ainda a iniciativa do Deputado Carlos Minc, tomada em 2008, de resolver definitivamente o problema e a alocação de pessoas competentes para “fazer a coisa acontecer”.

A batalha não terminou. Mas nunca estivemos tão perto de dar o passo mais importante para a solução do conflito. A lei que cria a RDS do Aventureiro, a primeira do estado, tem que ser aprovada.

Para melhor informar aos colegas do movimento ambiental, preparamos uma ficha de duas páginas que resume os acontecimentos de 30 anos e pode ser baixada da Biblioteca Eletrônica do CODIG no seguinte endereço: http://www.scribd.com/doc/37900578/CODIG-Posicao-AVENTUREIRO

Vamos acompanhar a tramitação do PL na Assembléia e enviar e-mails aos deputados estaduais apoiando a RDS.

Saudações insulares a todos.
Alexandre Guilherme de Oliveira e Silva
Blog do CODIG:http://ilhagrande-codig.blogspot.com/
Blog do Aventureiro: http://aventureiro-ilhagrande.blogspot.com/

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Momento Histórico II

Reunião Pública em Angra dos Reis

No dia 31 de agosto, a SEA e o INEA realizaram uma reunião pública em Angra dos Reis para informar e discutir a implantação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro – RDS Aventureiro, na Ilha Grande.

Ver matéria do Jornal Diário do Vale.
http://www.scribd.com/doc/37206117/Reuniao-Publica-sobre-RDS-em-Angra-dos-Reis-Agosto-de-2010

Momento Histórico I

AMAV entrega carta a SEA

A Associação de Moradores e Amigos do Aventureiro entregou no dia 28 de maio a SEA, uma carta e um abaixo assinado solicitando a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável – RDS do Aventureiro

Saiba mais:

Carta da AMAV à SEA
http://www.scribd.com/doc/37206058/AMAV-Carta-RDS-Maio-2010

Abaixo Assinado à SEA
http://www.scribd.com/doc/37205995/AMAV-Abaixo-Assinado-RDS-Maio-2010

Fotos da Reunião com a SEA
http://www.scribd.com/doc/37205856/REUNIAO-AMAV-SEA-em-Maio-2010

terça-feira, 7 de setembro de 2010

A Maravilha de Lopes Mendes

Lopes Mendes é considerada uma das 30 melhores praias insulares pela Revista de Turismo “Island”.

Veja a descrição: Lopes Mendes, Ilha Grande, Brazil - Most people think, "Rio!" when they imagine Brazilian beaches. That's why Lopes Mendes, a magnificent 1.8-mile arc, has flown under the radar. Ilha Grande is about a two-hour drive and then a one-hour boat ride from Rio, and Lopes Mendes, with its blindinglywhite sands and extremely clear waters, makes it well worth the trip.

The 30 Best Undiscovered Beaches (2007)
The second annual guide to ISLANDS' picks for your next trip
http://www.islands.com/article/The-30-Best-Undiscovered-Beaches-2007

Publicações Técnicas sobre Turismo em Áreas Protegidas

Sustainable Tourism - Cooperative Research Centre (STCRC)
http://www.crctourism.com.au/bookshop/SearchResult.aspx?c=8

Turismo Responsable
http://www.turismo-responsable.org/documentos.htm