segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Parque Estadual de Ilhabela conclui oficinas participativas para elaboração do Plano de Manejo



Devido às contribuições da comunidade, os participantes serão considerados como co-autores dos programas voltados para o uso sustentável do parque
 
A Fundação Florestal, por meio do Parque Estadual de Ilhabela (PEIB) finalizou no último dia 14,  as oficinas abertas ao público para a elaboração de seu Plano de Manejo. Ao longo de um ano, foram feitas 28 oficinas, sendo 15 com comunidades tradicionais residentes no interior do parque e 13 com a população de um modo geral. Ao todo, 397 pessoas emitiram opiniões e deram sua contribuição para o processo de elaboração do Plano, que traçará normas e recomendações de uso, além de diretrizes em forma de programas para o ordenamento do PEIB.

Durante as oficinas, a população elaborou propostas para as mais diversas áreas, como o Uso Público do Parque; Educação Ambiental; Proteção da Fauna e da Flora; zoneamento; Gestão; Comunicação e Marketing; Pesquisas Científicas; Interação Socioambiental e outros. Devido às contribuições, os participantes  serão considerados como co-autores dos programas voltados para o uso sustentável do parque.

Segundo a gestora do Parque Estadual de Ilhabela, Carolina Bio Poletto,  o processo participativo na elaboração do Plano de Manejo foi essencial para abranger os anseios e demandas de todos os segmentos. “Essas oficinas consolidam a importância da gestão compartilhada da Unidade de Conservação.  Agradecemos a participação expressiva da população, que junto conosco, ajudou a pensar e planejar uma Ilhabela mais sustentável e ambientalmente equilibrada.”

Além das oficinas com a população, o Plano de Manejo está sendo elaborado a partir de um diagnóstico feito por consultores e pesquisadores, reuniões junto aos funcionários e reuniões com técnicos de diversas áreas.  Na próxima reunião do Conselho Consultivo do PEIB, marcada para o próximo dia  21, será apresentado o plano concluído, que posteriormente será submetido à aprovação do Conselho Estadual de Meio Ambiente.
 
O prefeito de Ilhabela, Antônio Colucci, esteve presente à última oficina, em que foi apresentado o resultado de todas as reuniões anteriores. Na ocasião, Colucci enfatizou a importância do Plano de Manejo e da participação das pessoas em sua elaboração. “Cerca de 80% do município está inserido em área do Parque Estadual, o que nos dá a chance de preservar ainda mais o nosso meio ambiente. Atualmente, o uso sustentável dos recursos naturais e serviços ambientais é essencial. Por isso, parabenizo a população que se interessou e contribuiu com o Plano de Manejo do nosso Parque

Fonte: http://www.fflorestal.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário