COMITÊ DA RHBIG


O Comitê da Região Hidrográfica Baía de Ilha Grande foi instituido pelo Decreto Estadual 43.226/2011, publicado no dia 10 de outubro DE 2011, após ser aprovado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos no dia 16 de março de 2011 (Resolução CERHI-RJ n° 58).

Os comitês de bacias coordenam as atividades dos agentes públicos e privados relacionados aos recursos hídricos, e ambientais garantindo a integração, descentralização e participação da sociedade no poder decisório das questões afetas a sua área de atuação.

Eles contam entre seus membros com usuários de recursos hídricos, sociedade civil e poder público e tem atribuições e competências definidas, visando implementar ações conjuntas que promovam a harmonização entre os múltiplos e competitivos usos da água da bacia hidrográfica, garantindo qualidade e quantidade à atual e às futuras gerações

O CODIG vem atuando de forma sistemática no processo de criação do Comitê, pois este forum será um excelente local de exercício da Cidadania e de governança ambiental.

A água é um recurso crucial para a economia e bem estar da população, mas pode ser fatal se as bacias estiverem degradadas, como vimos recentemente. 

Boas vindas ao Comitê