ILHA GRANDE (IG)

O foco principal do CODIG é a Ilha Grande, um ecossistema formado pelas partes emersas e submersas.




Situada na costa oeste do Estado do Rio de Janeiro, a Ilha Grande integra um arquipélago de 187 ilhas e ilhotas situadas na Baía da Ilha Grande, um ecossistema marinho de águas abrigadas com 1.728 km², em cuja orla estão os municípios de Angra dos Reis e Paraty.  A baía é um dos locais mais bonitos do Oceano Atlântico.


A Ilha Grande é inteiramente pública, de propriedade da União. Mais de 80% da Ilha Grande são protegidos pelo Parque Estadual da Ilha Grande e pela Reserva Biológica da Praia do Sul, ambos administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente - INEA .   


São 193 quilômetros quadrados de relevo montanhoso coberto de florestas (Mata Atlântica) e vegetação de afloramento rochoso, além de estreitas planícies costeiras que abrigam remanescentes de restinga e diversas comunidades humanas, sendo as Vilas do Abraão e Provetá as maiores. A Ilha é sulcada por dezenas de córregos e riachos e apresenta duas lagunas. Com 155 quilômetros, seu litoral hospeda 113 praias, belissimos costões rochosos e pequenos manguezais, distribuidos em várias enseadas e sacos. O mar azul no entorno é habitat de uma elevada biodiversidade e exibe cenários submersos belíssimos. A Cultura Caiçara é a característica social mais marcante. Sete mil pessoas vivem na Ilha.

O litoral insular, com 155 km de comprimento, é bastante sinuoso, com diversas pontas e enseadas. Mostra costões rochosos belíssimos, barra de córregos, manguezais e uma quantidade recorde de 113 praias!. O mar, com suas águas azul-turquesas, exibe cenários submersos ímpares e hospeda valiosa biodiversidade.   

O que defendemos como prioritário :

EM BREVE O CODIG ANUNCIARÁ SUA VISÃO PARA A ILHA GRANDE