RDS AVENTUREIRO

Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro - RDS Aventureiro 

Em 2 de dezembro de 1981, o Governo do Estado transformou uma parte das terras da Ilha Grande na Reserva Biológica da Praia do Sul (RBPS) para barrar a cobiça imobiliária, como resultado da luta e determinação de dois funcionários da então FEEMA.   

Contudo, cometeu o equívoco de incluir nos limites o Povoado do Aventureiro. Quase dez anos depois, em 1990, converteu a enseada da Praia do Sul, situada em frente à mencionada reserva, no Parque Estadual Marinho do Aventureiro, emparedando a comunidade. 

A atitude criou um conflito que se arrasta por 30 anos e parece interminável. Pela lei, uma reserva biológica  não pode ter ocupação e em parque não se pode pescar. 

Entre 2008 e 2010 o Governo agiu com energia pela primeira vez, parecendo disposto a resolver, e conduziu estudos e negociações, abraçando a proposta da RDS formulada em 2006, conforme mapa abaixo.   



Mas no final de 2010 todo esforço foi inexplicavelmente deixado de lado e o assunto perdeu prioridade no INEA e na SEA. 

Em paralelo, para evitar que a solução do problema ficasse interminável, o Deputado Carlos Minc apresentou um Projeto de Lei que cria a RDS do Aventureiro. O PL dorme na Assembléia Legislativa sem que ninguém do Governo se mova.      

Desde 2006 defendemos que a implantação da RDS é parte da solução do problema, tanto que o CODIG é um dos signatários do Argumento do Aventureiro, documento lançado por ONGs, pesquisadores e cientistas sociais em 2006 que pela primeira vez recomendou uma RDS.


Alguns defendem posições irrealistas  como mudar uma comunidade com 87 pessoas para outra parte da Ilha Grande ou para Angra dos Reis, solução que a própria FEEMA descartou oficialmente no passado. Ou transformar a área do povoado em APA, o que seria um prato-feito para a especulação imobiliária.       

Temos certeza que a RDS do Aventureiro será um sucesso e ajudará a proteger tanto a Reserva Biológica como o Parque Estadual da Ilha Grande.

O que o CODIG tem feito:

(1) Apoio ao GT do Aventureiro e a Associação de Moradores do Aventureiro no processo de negociação com a SEA e o INEA;

(2) Parceria com a UFRRJ no desenvolvimento do projeto de turismo de base comunitária com recursos do Ministério do Turismo;

(3) Montagem de Blog dedicado ao Povoado do Aventureiro, rico em recursos e informações, para a AMAV divulgar a cultura Caiçara e a futura RDS;

(5) Biblioteca eletrônica do Aventureiro, que já dispõe de mais de 40 documentos e publicações, tendo sido acessada mais de 15.000 vêzes!

(5) Elaboração de Fichas informativas sobre o Aventureiro (em processo de revisão);

O CODIG defende que a SEA retome as iniciativas para criar a RDS, pressionando a ALERJ para aprovar o PL.



Saiba mais:   

 


Argumento Pro Aventureiro (2006)

Resolução GT Aventureiro - Resolução da SEA criando o GT do Aventureiro (2008)

Biblioteca Eletrônica do Aventureiro - Relatórios do GT Aventureiro, publicações técnicas, etc 

Carta da AMAV à SEA pedindo RDS

PL que cria a RDS do Aventureiro (Projeto de Lei criando a RDS do Aventureiro) 

Fichas Informativas sobre o Aventureiro (em revisão)