PEIG

Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG)

O PEIG é um empreendimento público do Governo do Estado do Rio de Janeiro estabelecido com a finalidade de proteger a natureza e o patrimônio histórico e oferecer atividades de recreação, lazer e aprendizagem para o turista e o morador, estimulando a economia e a geração de empregos na Ilha Grande.

Criado com 4.330 ha (43 km2), o PEIG foi ampliado para 12.052 ha (120,52 km2) em 2007, passando a preservar 62,5% da Ilha Grande.



Mapa da Ilha Grande com o PEIG e a RBPS (Fonte INEA)
A paisagem do Parque é formada por montanhas e pequenas planícies, ambos sulcados por dezenas de riachos de águas límpidas com poços, corredeiras e pequenas cachoeiras.

Florestas (Mata Atlântica) ocupam mais de 90% do Parque. Restingas em Lopes Mendes e Parnaioca, brejos em Lopes Mendes e Dois Rios e manguezais completam o quadro natural.
A orla abriga oito praias paradisíacas como Lopes Mendes, Pescaria, Baleia ou Prainha, Dois Rios, Parnaioca, Caxadaço, Santo Antônio e Preta, separadas por magníficos costões rochosos e escarpas que mergulham no mar. Os habitats marinhos do entorno, com suas águas azuis e esverdeadas e fundos de areia e pedra, sustentam uma rica vida marinha com milhares de animais e vegetais, onde se sobressaem algas, corais, invertebrados, peixes, tartarugas e golfinhos.
No Parque encontra-se um valioso patrimônio cultural representado por rochas à beira-mar com marcas de polir e afiar ferramentas, datadas de três mil anos atrás, sambaquis, sepultamentos, trilhas centenárias, um belíssimo farol e um aqueduto, barragem e usina hidrelétrica, além de diversas ruínas de fazendas e povoados, do Lazareto e de dois presídios, sem contar caminhos com calçamento de pedra da época colonial.
No interior do Parque está o Centro de Desenvolvimento Sustentável – CEADS, que pertence a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
O que defendemos como prioritário:

EM BREVE O CODIG ANUNCIARÁ SUA VISÃO PARA O PARQUE ESTADUAL DA ILHA GRANDE