REGIÃO HIDROGRÁFICA DA BIG (RHBIG)

Região Hidrográfica da Baia da Ilha Grande (RHBIG)

Com uma superfície aproximada de 2.356 km², a RHBIG reúne todas as todas as terras continentais e insulares cujas drenagens tem como ponto final a Baia de Ilha Grade, sendo formada por um conjunto de dezenas de bacias hidrográficas independentes, de distintos tamanhos, o que lheum aspecto peculiar


No Estado do Rio de Janeiro abarca 1.736 km², sendo composta pela totalidade das terras continentais e insulares dos municípios de Angra dos Reis e Paraty.

Em São Paulo perfaz uma área de 620 km², compreendendo parte dos municípios de Bananal, Arapeí, São Jose do Barreiro e Cunha. Todas as sedes urbanas dos municípios paulistas se localizam na contígua bacia do rio Paraíba do Sul.

É formada por dezenas de cursos de água, agrupadas em seis unidades de gestão.

Em geral seus rios têm pequena extensão, regime torrencial, declividade elevada e grande quantidade de cachoeiras. As nascentes situam-se nas encostas íngremes voltadas para o mar, exceção feita aos rios Mambucaba e Bracuí – Paca Grande, cujas cabeceiras encontram-se no planalto da Bocaina.

O rio Mambucaba, devido ao seu porte, destaca-se na bacia. Além dele, merecem destaque os rios Jacuecanga, Japuíba, do Pontal, Jurumirim, Bonito, Ariró, Bracuí, Grataú, da Conceição, Japetinga, do Funil, de Barra Grande, Pequeno, Perequê-Açu, do Morisco, dos Meros e Parati-Mirim.

O CODIG tem assento no Comitê da Bacia e nele defenderá as seguintes prioridades:

EM BREVE A VISÃO DO CODIG SOBRE A RHBIG