RBPS

Reserva Biológica da Praia do Sul (RBPS)

A RBPS foi criada pelo Governo do Estado em 1981. Com uma superfície de 3.436 ha (34,36 km2), a RBPS é destinada à preservação do patrimônio natural, pesquisa e educação ambiental, vedadas as atividades turísticas, esportivas e de recreação.

Nela é permitido apenas a visitação guiada com fins educativos, serviço que nunca foi oferecido a sociedade apesar dos 30 anos da RBPS. 

A RBPS protege um rico patrimônio natural constituído por montanhas, planícies, florestas, restingas, dezenas de córregos, duas lagoas, cinco praias, manguezais, costões rochosos e uma fauna diversificada, além de um patrimônio histórico representado por oficinas líticas, sítios arqueológicos e ruínas de sítios e fazendas.



Com 30 anos e apesar de sua importância singular, a gestão da RBPS encontra-se estagnada há vários anos, inexistindo:
  • documento para guiar a gestão (plano de ação,  plano de manejo ou outro);
  • serviços de atendimento ao público e visitas guiadas com fins de educação ambiental;
  • atividades de recuperação de clareiras em florestas e restingas e remoção de espécies exóticas;
  • equipe treinada para atendimento ao público, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios e situações de emergência;
  • servidor público concursado (fiscal) com poder de polícia para impor a lei e liderar a equipe de patrulhamento e fiscalização;
  • serviços de manutenção predial e recuperação de trilhas, em péssimo estado;
  • sistema de comunicação;
O abandono tem cobrado seu preço. As instalações estão em péssimo estado. Além disso, não se vê empenho em promover a regularização fundiária e resolver a questão do Aventureiro.  
  
Clique aqui para ver o que o CODIG defende como prioritário