quinta-feira, 17 de junho de 2010

BEM VINDO

Saudações Insulares,

Este ano o CODIG completa 10 anos atuando no ataque em defesa da Ilha Grande (RJ), um ecossistema ímpar, eleito pela população como uma das maravilhas do Estado do Rio de Janeiro. Clique aqui para baixar uma ficha informativa sobre a Ilha Grande e aqui para baixar um resumo histórico da atuação do CODIG.

Para celebrar a data, o CODIG lança o presente Blog com o propósito de disseminar informações, artigos e opiniões sobre diversos temas relacionados com a Ilha Grande e seu entorno, como forma de aprofundar a conscientização e ampliar o número de simpatizantes e defensores da Ilha Grande.

Fundado em 23 de julho de 2000, o Comitê de Defesa da Ilha Grande - CODIG é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sediada na Vila do Abraão – Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, que reúne cidadãos voluntários na missão de defender, preservar e conservar o meio ambiente, o patrimônio artístico, cultural, paisagístico, turístico e histórico da Ilha Grande e seu entorno.

No período do Carnaval de 2000, um grupo de moradores e visitantes da Ilha Grande se reuniu e elaborou um documento denominado Manifesto em Defesa da Ilha Grande, que recebeu mais de 5.500 assinaturas. O documento, que denunciava o descaso do poder público com as questões socioambientais da Ilha Grande foi entregue ao governador do Rio de Janeiro e encaminhado ao Ministério Público, como fiscal da lei, com o pedido de adotar as medidas que privilegiassem os interesses sociais e coletivos relacionados com o meio ambiente local. Esse movimento fez com que o MPF e a Procuradoria de Justiça do Governo do estado do Rio de Janeiro promovessem a assinatura do famoso TAC da Ilha Grande, obrigando a todas as instâncias públicas envolvidas a resolverem, dentre outros, os graves problemas de esgoto, resíduos sólidos, ocupações irregulares de próprios públicos, capacidade local de suporte a visitantes, construções irregulares da Ilha Grande.

Desde então o CODIG vem atuando em muitas frentes e projetos, como por exemplo na elaboração de laudos técnicos de vistoria ambiental que tem resultado em diversos processos no Ministério Público, no movimento que resultou na ampliação do Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG), na produção de livros, no processo de redelimitação da Reserva Biológica da Praia do Sul para equacionar a situação do Povoado do Aventureiro, para dar ao seu povo a condição de lá permanecerem, na elaboração da Lei municipal de Diretrizes Territoriais da Ilha Grande, no levantamento de dados para subsidiarem o Plano de Manejo do PEIG, no Projeto Cinema na Praia e nas regatas pela Preservação da Ilha Grande e outros.

O CODIG desenvolve o Projeto Turismo de Base Comunitária com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, para beneficiar o povoado do Aventureiro, e o Projeto Coral Sol com Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto de Estudos sobre a Biodiversidade Marinha da Zona Costeira Brasileira, tendo como objeto reduzir a população do coral exótico invasor Tubastraea com geração de renda e desenvolvimento social, e ainda o Programa de Promoção de Turismo Inclusivo na Ilha Grande com a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O CODIG tem assento em fóruns importantes como os Conselhos Consultivos da Área de Proteção Ambiental de Tamoios (APA Tamoios), do Parque Estadual da Ilha Grande e do Mosaico Bocaina, a Assembléia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente no Rio de Janeiro (APEDEMA-RJ) e a Rede de Tecnologias Sociais – RTS.

Atualmente o CODIG tem focado sua atuação no Plano de Manejo do PEIG e no zoneamento da APA Tamoios e, na condição de amicus curiae, atua no julgamento do processo em curso no Superior Tribunal Federal que julga a inconstitucionalidade do Decreto Estadual nº 41.921, de 2009 que libera para construções a Zona de Conservação da Vida Silvestre da APA Tamoios.

Faça suas críticas e comentários. Envie sugestões. Vamos fazer deste Blog uma tribuna de debates sobre a Ilha Grande, um os mais belos patrimônios naturais de nosso estado.

Alexandre Oliveira
Presidente do CODIG

10 comentários:

  1. Alexandre e demais,

    Parabéns pelos 10 anos de incessante luta em defesa da Ilha Grande e pela inauguração do Blog. Desejo muito sucesso. Um abraço forte do amigo Daniel.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos 10,anos de luta para preservar a Ilha Grande. O Blog ficou ótimo. Muito sucesso e um grande abraço a vc e todos que lutam pela defesa da nossa Ilha.
    abs
    Marco Antonio Delgado

    ResponderExcluir
  3. Parabéns CODIG por esta iniciativa. Sucesso...
    Abçs.
    Evandro Sathler

    ResponderExcluir
  4. Amanda Hadama - Enseada do Bananal23 de junho de 2010 às 15:38

    Alexandre querido,
    Parabéns ao CODIG. Parabéns a vc!
    Demais esse blog!

    Beijo grande e conte sempre conosco.

    ResponderExcluir
  5. Parabens a todos do CODIG pela iniciativa, ficou muito bonito mesmo, como faço para seguir este blog. abraço miguel da ecocidade

    ResponderExcluir
  6. Existe algum movimento no sentido de criar um comite de bacia da baia da ilha grande, conforme o comite do guandu e da guanabara, ou não existe interesse por parte do estado e nem da sociedade por estas bandas do estado.

    ResponderExcluir
  7. Alexandre e associados,
    parabéns por mais esta iniciativa. Agora ficará mais fácil de participar e acompanhar este árduo trabalho feito com tanto amor pela nossa Ilha Grande.

    Sucesso e ânimo sempre.

    Geiza

    ResponderExcluir
  8. Olá Alexandre o Blog ficou muito bom e complementa o trabalho da CODIG, que acompanho há algum tempo.
    Tenho 74 anos, aposentado da Petrobrás e fui criado na Colônia de Dois Rios-Presídio onde meu Pai era funcionário. No meu Blog, que agradeço colocá-lo como site selecionado, tento resgatar a história de Dois Rios mostrando fotos antigas, depoimentos e como era a vida de antigos funcionários.
    Vou colocar o link do Blog da CODIG no meu e certamente trocaremos visitantes, pois foi através de seu que recebí um visitante do Canada.
    Meus parabéns !

    ANTONIO PEREIRA DE SOUZA NETO


    Blog: coloniadoisrios-ilhagrande.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Alexandre, obrigado pela visita ao meu Blog e terei imenso prazer de um dia conhecê-lo.
    Meu E Mail: apsoneto.souza1@gmail.com

    Um abraço
    ANTONIO PEREIRA DE SOUZA NETO

    ResponderExcluir
  10. Alexandre e todos do CODIG,
    Parabéns pelos 10 anos de atividade e pela iniciativa do blog. Temos agora mais um canal de diálogo para o aprimoramento da mentalidade ambiental relativa a esse nosso tão estimado território insular.
    Grande abraço
    Cássio

    ResponderExcluir