quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mensagem aos associados: Eleições no CODIG

Eleições no CODIG: mensagem aos associados

Ao atingir dez anos de intensa atuação na área socioambiental da Ilha Grande, o CODIG tem enfrentado inúmeros problemas, muitos deles de ordem estrutural. Desafiante tem sido trabalhar em um ambiente caracterizado pela brutal desigualdade das forças que atuam na região, turbinado por um modelo político que não privilegia a participação social no processo decisório, modestamente esboçado pela recente criação de fóruns e conselhos locais. Radicalizar a democracia tem sido o objeto de nosso trabalho voluntário, que se traduz na nossa missão estatutária:
“....
a) defender os direitos a toda forma de vida, à liberdade, à cidadania sob todos os aspectos, à inclusão e à justiça, social e ambiental e aos princípios da solidariedade;
b) defender o aperfeiçoamento democrático do país;
c) pugnar pelo planejamento institucional e estratégico da Ilha Grande visando assegurar a preservação e a conservação do seu meio ambiente, do seu patrimônio humano e social, artístico, histórico, cultural, paisagístico, arqueológico, paleontológico e ecoturístico, aí incluidos os recursos naturais, renováveis ou não, em especial a vegetação, a flora e a fauna, as águas, o ar e o solo, os monumentos naturais e patrimoniais;
.....”
Desde antes da desativação de seu complexo carcerário a Ilha Grande vem sendo ameaçada pela incúria de setores distanciados da realidade socioambiental local. Fundado nessa época, o CODIG tem atuado na preservação de alguns dos raros e importantes atributos da Ilha Grande e, assim, busca atender aos interesses de seus associados, em consonância com os objetivos estatutários.
E é assim que o CODIG vem se aplicando, na constante luta para dotar a Ilha Grande de dispositivos que dêem a seus espaços naturais o melhor uso público, com obediência aos direitos coletivos e à legislação aplicável e que a eternize como uma referência de respeito às suas populações, com equidade, justiça social e preservação ambiental.
A atuação do CODIG decorre da participação e do apoio de seus associados. Os resultados e avanços desejados serão cada vez maiores quanto maiores forem os esforços despendidos, fruto de uma cada vez maior conscientização de cada associado ao reconhecer o seu papel como ser social responsável pelos destinos da Ilha Grande.
Este ano teremos eleições para a nossa diretoria. Para tanto agendamos uma Assembléia Geral para deliberamos sobre os seguintes pontos: prestação de contas e calendário eleitoral. A presença dos associados é muito mandatória para que o CODIG possa continuar na luta.
Associado, compareça no dia 10 de outubro de 2010, às onze da manhã à Assembléia Geral a se realizar no auditório do Parque Estadual da Ilha Grande, na Vila do Abraão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário