sábado, 16 de abril de 2011

Projeto Cinema no Parque: CODIG inaugura o primeiro cineclube da Ilha Grande

A Ilha Grande ganha sua primeira sala de cinema e vê assegurado o encontro da população local com o cinema brasileiro. Responsável pela iniciativa, o Comitê de Defesa da Ilha Grande (CODIG) vê o resultado de um longo trabalho na busca de recursos para oferecer aos moradores um espaço destinado ao exercício permanente da cultura. Historicamente carente de espaços culturais, a Ilha Grande teve seu antigo cinema desativado há cinquenta anos e que agora passa a existir na sede do Centro de Visitantes do Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG).

O sonho realizado

Em fins de 2010 o CODIG foi selecionado pelo Programa Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura para receber um conjunto completo de equipamentos de projeção cinematográfica. O CODIG recebeu também o direito de exibir mais de 250 filmes do circuito comercial, oferecidos pela Programadora Brasil (www.programadorabrasil.org.br).

A contrapartida do CODIG foi o compromisso de fazer pelo menos uma sessão semanal, em um local fixo, no caso, a sede do Centro de Visitantes do Parque Estadual da Ilha Grande, o que o faz o nosso mais importante parceiro. Ao fim de dois anos, os equipamentos e os filmes passam a fazer parte do acervo do CODIG.

Seguindo as diretrizes estratégicas do Ministério da Cultura, fortalecidas pela atuação da Programadora Brasil, que é um programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura realizado pela Sociedade Amigos da Cinemateca sob a coordenação da Cinemateca Brasileira, o fundamento do Projeto Cinema no Parque é o de ampliar o acesso às produções recentes e aos filmes representativos da nossa cinematografia e que estão fora do circuito de exibição. Assim, a difusão em espaços não comerciais – cineclubes, pontos de cultura, centros culturais, escolas e universidades públicas e privadas – de todo o país é fortalecida, contribuindo para promover o encontro do público com o cinema brasileiro, formar platéias e fomentar o pensamento crítico em torno da produção nacional. E, em paralelo, para fortalecer iniciativas de difusão cultural similares e/ou complementares às especificidades locais.

As sessões serão todas as quartas feiras, às 19 horas.

A primeira sessão aconteceu em 13/04/2011 com o filme As Domésticas, dirigido por Fernando Meirelles e Nando Olival.

Acompanhe a programação em http://www.cinemanoparqueilhagrande.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário