sábado, 29 de outubro de 2011

Decreto autoriza Fundação Florestal realizar parcerias para sustentação das Unidades de Conservação

07/10/2011
Fonte: Fundação Florestal
Por: Paulo Antunes

Durante a realização do II Fórum de Cooperação Internacional – São Paulo Protagonista em Biodiversidade, governador Geraldo Alckmin assinou decreto criando programa de parcerias para a sustentabilidade das Unidades de Conservação. O programa atende as diretrizes estratégicas do governo.

Um importante instrumento para mudar a visão incorreta de que as Unidades de Conservação são impeditivos para o desenvolvimento regional e das comunidades vizinhas aos parques. Não se trata de “privatizar” parques e sim estabelecer parcerias para fomentar o ecoturismo, a educação ambiental e manter os recursos naturais de forma responsável. Com esse mecanismo o que se pretende é aumentar a capacidade de visitação às unidades de conservação, cujos atributos naturais, ecológicos e históricos ainda não são suficientemente conhecidos pelos turistas interessados no ecoturismo. Essas informações foram trazidas pelo secretário Bruno Covas do Meio Ambiente, quando fez a apresentação do Programa de Parcerias para Sustentabilidade das Unidades de Conservação, após o governador ter assinado o Decreto que autoriza a Fundação Florestal a preparar editais de licitação para viabilizar o programa.

A boa notícia para as Unidades de Conservação veio durante o II Fórum de Cooperação Internacional do Estado de São Paulo, onde o secretário Bruno Covas se disse muito feliz pelo fato do protagonismo ambiental ser uma realidade no âmbito das políticas públicas do governo liderado pelo governador Geraldo Alckmin.

Após fazer um registro panorâmico do que se pode chamar de cronologia da história ambiental do Estado de São Paulo, o secretário Bruno Covas fez questão de explicar que o programa de parcerias não é de modo algum uma iniciativa voltada para a privatização das unidades de conservação. “Explicar isso é muito importante porque o programa não trata efetivamente de conceder a gestão das unidades de conservação, prerrogativa legal da Fundação Florestal”, diz João Gabriel Bruno, diretor executivo da instituição.

Com a assinatura do decreto será possível à Fundação Florestal elaborar os editais de licitação visando melhorar os serviços voltados para o atendimento ao público, de apoio aos serviços de turismo, melhorar as condições de infra-estrutura das unidades de conservação e aumentar a receita da própria instituição para potencializar os serviços de proteção ambiental, missão central da Fundação. O programa também vai ajudar na geração de oportunidades para as populações que vivem no entorno das unidades de conservação, ajudando a alterar aquela idéia de que as unidades de conservação são empecilhos para o desenvolvimento econômico e social das regiões onde estão localizadas.

O evento que contou com homenagens a personalidades e entidades que ao longo de sua história e carreira contribuíram para a luta pela preservação ambiental, teve momentos de emoção, principalmente, quando foi anunciada a homenagem ao doutor Paulo Nogueira Neto, “o decano” do ambientalismo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário